6585648624875528
top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstavagas

Conseguindo o primeiro emprego sendo freelancer

Atualizado: 1 de jun. de 2023

No Brasil, entrar no mercado de trabalho não é mole. Quem ainda está fresco e não tem as manhas, precisa ter forças para não desistir até esgotar todas as suas alternativas!

Toda ajuda nesse momento é bem-vinda, certo? Então, de nada. Porque depois de ler esse artigo, você vai me agradecer.

Aqui, vou te passar as melhores dicas para correr atrás do seu primeiro emprego!


Tentando o primeiro emprego sem experiência

O primeiro emprego é sempre o mais difícil de se encontrar pela falta de experiência e maturidade profissional do candidato.

Por esses dois fatores principais, recrutadores quase nunca estão dispostos a correr riscos contratando pessoas para seu primeiro emprego. Os mais desconfiados fazem uma lista imensa de exigências para que você nem tente!

Essa situação é extremamente frustrante, porque cria um ciclo vicioso onde não ter trabalhado antes impede que você trabalhe agora. Não faz sentido! Mas é a vida.

Como consequência, a entrada no mercado de trabalho, pelas vias tradicionais, é muitas vezes barrada aos jovens nessa situação.


Como aproveitar oportunidades para entrar no mercado de trabalho

Mas fica tranquilo! Existem várias formas de quebrar a barreira do primeiro emprego e derrubar o muro que te separa do mercado de trabalho!

Nessa etapa inicial da carreira, é vital que se encontre boas oportunidades para conseguir seu primeiro job. Essas oportunidades podem vir de várias formas, desde da sua rede pessoal (da família ou de amigos) até programas especiais.

Dependendo da sua situação, você pode tentar estágios, programas como o de Jovem Aprendiz, entre outros.

Mas a minha dica preferida é essa: arrumar um trampo como freela!

Freelancers são prestadores de serviço autônomo, que não têm vínculo empregatício. Quem é mais mente fechada fica presa a uma visão tradicional do trabalho assalariado. Aí, acabam não conhecendo os detalhes e as vantagens dessa modalidade.

Para quem busca seu primeiro emprego, prestar serviços como freelancer pode vir muito a calhar! Veja os motivos abaixo:


Os benefícios do freela para quem está entrando no mercado de trabalho


Adquirir maturidade profissional

Prestando serviços como freela, você vai ganhar uma experiência que não se acha em qualquer lugar! Fazendo vários trabalhos e aprendendo a negociar na marra, rapidinho você fica esperto!

Afinal, você será responsável pelo seu preço, por definir e negociar seus compromissos e por entregar os resultados esperados no prazo.

Experiência profissional

Oferecer serviços com flexibilidade e sem vínculo fixo permite diminuir os riscos que os recrutadores têm em contratar alguém sem experiência. Assim, você se tornará um talento mais desejado pelos recrutadores e vai acumular mais experiência profissional em menos tempo.

Enriquecimento de currículo

Como autônomo, você terá experiências diferentes em pouco tempo, já que um freelancer presta serviços temporários para muitos clientes. Assim, a modalidade freelancer tem a capacidade de enriquecer rapidamente seu currículo! No fim, servirá como uma ótima forma de se destacar nas futuras entrevistas.

Networking

O freelancer passa a conhecer diversos empregadores em potencial conforme presta serviço para todos eles. É muito provável, e não é incomum, que um empregador transforme um freelancer recorrente em um empregado fixo.

Atuar como freelancer pode ser muito enriquecedor para jovens profissionais! Além disso, pode ser um divisor de águas na sua carreira!

Não falei que você ia me agradecer? Agora, vou dar uma dica final:

Sabe onde você pode encontrar isso tudo, de um jeito muito mais fácil? No Instavagas!

Com essa plataforma, fica fácil encontrar oportunidades freela e construir seu currículo, seu networking e adquirir muita maturidade profissional!


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page