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Como fidelizar clientes como freelancer e manter a agenda sempre cheia

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Estabilidade é uma preocupação de todos os profissionais do mercado de trabalho. Com os freelancers e autônomos, a situação não é diferente. Ainda que esses profissionais vivam num modelo mais flexível, que certamente tem as suas vantagens, a estabilidade não é garantida sem o cuidado certo.


Contratos de longo-prazo são excelentes para dar certa previsibilidade para prestadores de serviço autônomos. Contudo, nem sempre isso é possível. A maneira mais garantida de atingir mais estabilidade é desenvolver boas relações profissionais com seus clientes.

Manter um relacionamento de longo-prazo com empregadores e clientes pode garantir que o freelancer seja contratado com mais frequência. Aliás, a confiança construída com o tempo pode até mesmo evoluir para um emprego fixo.

Quem já tem alguns bons quilômetros rodados como freelancer sabe que o segredo da carreira autônoma é a fidelização de clientes. Afinal, garantir que você será buscado por quem já conhece você, seu ritmo e qualidade do seu trabalho é muito mais fácil do que buscar sempre novos empregadores.


Em termos gerais, a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empreendimento é a confiança e a satisfação que ele inspira no seu público.

Para um freelancer, isso significa comprovar a qualidade do seu serviço, sua competência e dar segurança de que o investimento feito em você terá um bom retorno. Como profissional autônomo, gerar confiança no cliente deve ser sua primeira preocupação.


Siga esses passos para cair nas graças dos seus clientes e, com sorte, dos seus futuros empregadores!

  • Seja cordial desde o início

O mundo profissional também é habitado por seres humanos. Ou seja, suas habilidades sociais, sua personalidade e sua cordialidade pesam muito na impressão que você causa em cada cliente. Isso não significa que você deve ser informal. Significa, pelo contrário, que você deve ser uma pessoa agradável, com quem as demais gostem de trabalhar.

  • Saiba quem toma as decisões em uma empresa

Dependendo do tamanho de uma empresa, estabelecimento ou loja, a contratação de freelancers é responsabilidade de gerentes, recrutadores ou do próprio dono. Saiba quem toma as decisões e foque em ter uma boa relação com essa pessoa. Mostre seus resultados, sua produtividade e seja prestativo.

  • Alinhe todas as expectativas antes de cada serviço

Para deixar uma boa memória do seu serviço, você precisa entregar exatamente o que seus recrutadores esperam. Isso só é possível sabendo desde o início exatamente o que eles esperam. Informe-se o máximo possível com os seus contratantes em cada serviço, sobretudo se o estabelecimento não está acostumado a contratar freelancers.

  • De novo: inspire confiança!

Como profissional freelancer, você vende seus serviços e o seu talento. Para um cliente, estes serviços são investimentos. E um bom investimento é aquele que tem riscos mais baixos e retorno mais alto. Em outras palavras, mostre que te contratar não é arriscado, e sim um bom investimento.

  • Deixe as relações profissionais evoluírem para relações pessoais com o tempo

Em todas as esferas da vida, as pessoas buscam a quem confiar. É muito saudável, e até comum, que a confiança profissional evolua para uma relação mais pessoal. Assim, você e um cliente desenvolverão uma confiança mútua.

Isso permitirá que as expectativas entre vocês se alinhem, o que ajuda a gerar mais serviços no futuro. É positivo para os dois!

O Instavagas é a porta de entrada para uma carreira mais independente e dinâmica. Com nosso app, você encontra as melhores oportunidades para decolar como freelancer!


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