6585648624875528
top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstavagas

Como adaptar a gestão do seu time para receber profissionais freelancers


Optar pela mão de obra freela é bom por um lado, por outro... é melhor ainda!

Brincadeiras à parte, trazer freelancers para sua equipe cria alguns desafios (só que muito fáceis de superar, pelo visto!).


As vantagens do trabalho sob demanda são mais flexibilidade, adaptação e otimização dos gastos e recursos humanos. Em outras palavras, seu time será sempre do tamanho que o mercado está exigindo, nem menor nem maior.

Os desafios são, principalmente, entender como a banca vai tocar daí para frente. Ou seja, como vai ficar a sua estratégia de gestão com essa galera indo e vindo, dia sim dia não?


Freelancers, por serem temporários, não podem ser geridos do mesmo modo que empregados fixos. Para você dançar essa música, vai precisar de um pouco de molejo, atenção e inovação. Nesse post, vamos mostrar como gerir equipes de freelancers. Nesse caso, vamos levar em conta estabelecimentos e lojas físicas.

Você vai ver que, gerindo do modo correto, esses negócios podem aproveitar tudo o que essa modalidade de trabalho tem a oferecer.

Como gerir freelancers na sua equipe


Contratação

A contratação de profissionais autônomos é muito mais rápida e prática do que a de empregados fixos.

Na contratação pelas CLT, sua empresa precisa puxar o histórico desde a maternidade do candidato! Afinal, um emprego fixo é um belo de um voto de confiança, porque é uma relação de longo-prazo e celebrada em contrato.

Se é para celebrar com contrato, é porque não é bom, certo?

No caso de freelancers, é o oposto!

Freelars são temporários, ou seja, você pode ser mais flexível. Toda contratação de um novo freelancer é uma nova experiência. E o melhor, sem compromisso!

Assim, esse você pode celebrar do jeito certo!

Comece contratando novos freelas para projetos menores ou para postos com menos responsabilidades. Em seguida, vá dando mais responsabilidade se eles voltarem a trabalhar com você

Treinamento

Em outro post, tocamos focamos melhor na questão do treinamento de freelancers. De modo resumido, a regra de ouro para treinar uma equipe de freelancers é simplicidade.

Isso significa não enrolar na hora de mostrar quem é que manda, quando manda e onde manda. Desse jeito, todo mundo sabe para quem responder e o que fazer.

Encontre formas fáceis e rápidas do profissional autônomo entender o que é esperado dele e como o seu ambiente de trabalho funciona.

Mesmo assim, seja flexível nas suas expectativas. É melhor não ir exigindo demais no primeiro dia de um freela.

Freelancers trabalham com diversas empresas, cada uma com seu ritmo de trabalho. Assim, entenda que pode levar um tempo até que ele se acostume com o ritmo do seu estabelecimento.

Avaliação

A avaliação de um freelancer não pode ser a mesma de um empregado fixo.

Enquanto o empregado já teve todo o tempo de se acostumar com o ritmo da sua loja, o freela está perdidinho no começo. Dê tempo para que ele se habitue antes de começar a avaliá-lo com mais rigor.

Em outras palavras, a expectativa que pesa sobre o freelancer deve ser mais flexível. Dê mais tempo para que se adapte.

Lembrando, a recorrência na contratação é o que fará o profissional autônomo dar os melhores resultados para o seu negócio.

Retenção

Enquanto a retenção de empregados fixos é mais fácil, a de freelancers não é tanto assim. Freelars não têm obrigações fora de cada contrato particular e estão sempre de olho em outras oportunidades.

Mas se você já construiu uma relação de confiança com alguém, reter esse talento fica mais fácil.

Do mesmo modo que o seu negócio está buscando pessoas competentes, o freela está buscando empresas estáveis e maduras para ganhar mais estabilidade.

Tanto você quanto o freela tem algo a ganhar na relação de longo-prazo. Explore esse lado e você conseguirá fechar bons acordos, que vão fazer seu negócio funcionar muito bem.

Com o Alfred, a gestão de freelancers ganha outro nível em facilidade, praticidade e eficiência. Na palma da sua mão, você vai encontrar os melhores profissionais sob demanda da sua cidade.

Combinar sua gestão com a contratação de freelancers fica fácil com nossa solução digital!

Conheça nosso app e veja como é fácil cadastrar seu estabelecimento!


27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Gustavo Ferreira
Gustavo Ferreira
Mar 23, 2021

muito bom.

Like
bottom of page