6585648624875528
top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstavagas

Freelancers: a solução para os períodos de demanda variável

Atualizado: 1 de jun. de 2023

O mercado nunca para quieto! Ou está subindo ou descendo. Às vezes até dá prever: é o caso das demandas sazonais.

Lidar com elas é um desafio para qualquer empresa, principalmente lojas, restaurantes e negócios com atendimento físico.

Com os meios tradicionais, dificilmente dá para responder a imprevistos com a velocidade adequada.

Felizmente, os avanços da tecnologia da informação e as tendências da nova economia trazem importantes ferramentas para superar esse desafio.

E existe uma feita sob medida para seu negócio: o Instavagas!

Leia nosso post até o final nunca mais ter problemas como demanda alta ou baixa demais, faltas e outros imprevistos!


Os riscos da demanda sazonal e como se preparar

Demandas sazonais são períodos de variação da procura pelo seu produto ou serviço. Ou seja, quando deu aquela esfriadinha no mercado.

Você sabe quando uma demanda é sazonal quando a variação se repete em períodos determinados.

Esses períodos trazem riscos à produtividade da empresa por subocupação ou superocupação da sua mão de obra. Subocupação acontece quando você possui mais empregados do que o necessário para atender uma demanda. Isso leva a perda do investimento, porque com menos você já poderia atender seu público.


Superocupação, por outro lado, acontece quando você possui menos empregados do que o necessário. Nesse caso, cada um deles estará realizando tarefas demais para uma pessoa só. Como resultado, a produtividade final do seu time cairá, porque ela não dará conta de tanto trabalho.

A grande jogada para contornar esses riscos é ter mais flexibilidade para contratar e dispensar sua mão de obra.

Facilitando processos e achando novas formas de desburocratização, uma empresa poderá estar muito mais segura quando enfrentar variações periódicas de demanda.

A modalidade que mais tem crescido no Brasil é o uso de prestadores de serviço sob demanda. Ou seja, os famosos freelas!


Sem contar com vínculo empregatício fixo, essa modalidade de profissionais é considerada autônoma. É uma bela carta na manga da sua gestão e o modo perfeito de driblar demandas sazonais.

Então, mão de obra autônoma significa muito mais flexibilidade e adaptação para seu negócio nos tempo mais difíceis e também nos mais fáceis.

Veja abaixo os benefícios que o uso da mão de obra freelancer traz para a gestão dos seus times.


Vantagens de usar freelancers em períodos de demanda variável

Flexibilidade

Não necessariamente sua equipe precisa ser toda composta de freelancers ou de trabalhadores fixos (CLT). Para atingir a tão desejada flexibilidade na gestão do seu pessoal, use ambas as modalidades de contratação. Isso garantirá que seu estabelecimento tenha um parcela de pessoal fixo e outra variável.

Adaptação rápida

Como os profissionais sob demanda não possuem vínculos fixos, fica mais fácil para controlar o tamanho da sua equipe. Assim, seu negócio terá a capacidade de dar respostas rápidas ao mercado!

Segurança Financeira

Possuir times flexíveis não significa apenas adaptar suas lojas às demandas sazonais. Significa que seus investimentos em recursos humanos serão otimizados. Ou seja, você estará investindo na medida certa! Por isso, é claro, sua empresa terá muito mais segurança financeira.


Instavagas: acelerando seu planejamento!

Se você quer todas essas soluções para a gestão da sua loja ou negócio, você precisa conhecer o Instavagas!

Cadastre-se e você já terá acesso aos melhores profissionais freelancers da sua área. O Instavagas trabalha tanto com contratações para períodos longos, como para demandas urgentes!

Caso sua demanda suba inesperadamente em certo dia, você pode responder usando o Instavagas para encontrar o profissional certo na hora certa! Com nossa solução, seu negócio não terá mais problemas de falta nem de excesso de mão-de-obra!

É uma solução extremamente flexível, feita para o seu negócio não sofrer nunca mais com problemas de produtividade!

Veja como é fácil cadastrar seu estabelecimento no Instavagas! Vá nas lojas Apple Store e Google Play e baixe já o Instavagas para Empresas.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page