6585648624875528
top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstavagas

Construindo relações de longo prazo para reter os melhores freelancers


Ficar garimpando a internet atrás de um bom freela dá trabalho. Por isso, quando você acha alguém de sua confiança, a melhor coisa a fazer é retê-la!

Encontrar novos freelancers sempre leva tempo e envolve incertezas. Apesar de toda a tecnologia das plataformas digitais, achar profissionais que se adequem ao seu ritmo de trabalho não é fácil e exige paciência.

Então, presta atenção que a dica é boa: manter uma relação de longo prazo com profissionais autônomos confiáveis é mais importante do que encontrar novos.

Afinal, isso evita muito retrabalho e cria mais agilidade na hora de gerir e modificar sua equipe.


Freela a longo prazo: o melhor dos dois mundos

Se um dos benefícios do empregado fixo é a confiança que você construiu ao longo do tempo, com freelancer isso não é diferente. Mesmo que não haja vínculo empregatício, você pode ter uma relação profissional de longo prazo com freelas que mandarem bem no trampo.

Trabalhar para manter essa relação traz o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do freelancer e a confiança do empregado fixo.

Mas nem tudo são rosas: a retenção de freelancers precisa passar por alguns passos.

Primeiro, é preciso se certificar da qualidade e da produtividade de cada profissional. É vital que ele se adeque ao ritmo de trabalho do seu estabelecimento.

Em seguida, é preciso avaliar a profissionalidade de cada um.


Como testar o serviço de freelancers

Uma grande vantagem de usar serviços sob demanda é sua flexibilidade e a escalabilidade. Contratar freelancers para serviços curtos é bom para avaliar se serão boas adições à sua equipe no longo-prazo.

Na primeira vez que um freelancer presta serviços na sua loja, não espere a mesma performance dos seus empregados mais experientes.

Ao invés, foque em avaliar a rapidez do seu aprendizado, sua adaptação aos problemas que surgem no dia e a assertividade que ele tem ao responder perguntas e atender demandas.

Ou seja, foque em saber se o freela é esperto e aprende na marra!

Não tire conclusões apenas nessa primeira vez. Contrate esse profissional para outros turnos mesmo se o primeiro não for satisfatório. Dê uma ou duas colheres chá antes de tomar a decisão final.

A avaliação é mais fiel ao talento do profissional quando ele está mais confiante. Então dê tempo para ele se acostumar com a sua loja.


Mantendo relações de longo-prazo com freelancers

A avaliação de um freelancer não para quando você comprova a qualidade do seu trabalho. É preciso entender se ele possui qualidades que permitam um relacionamento profissional maduro e de confiança ao longo prazo.

Afinal, relações profissionais também requerem habilidades pessoais.

Nesse momento, procure entender a personalidade do freela e principalmente se ele está alinhado com os valores do seu negócio.

O seu ambiente de trabalho deve ser agradável para todos e funcionar em sinergia. Se um freelancer se mostra capaz de somar nisso, é ele que seu negócio precisa reter.

O Alfred é a solução feita para conectar seu estabelecimento com os melhores talentos na sua área. Com o nosso aplicativo, você pode contratar freelancers no prazo que você precisar. Seja para chamadas recorrentes ou aquele teste inicial de um só turno, nossa solução agiliza tudo para sua loja!


Baixe nosso app nas lojas Apple Store e Google Play, cadastre seu estabelecimento e comece a contratar freelas!



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page